Search
Close this search box.

Relatividade na Astrologia

Já ouvimos muito sobre a relatividade aplicada à astronomia, mas os astrólogos também observam um certo fenômeno, uma espécie de relatividade no funcionamento das combinações progressivas.

A experiência ensina a futilidade de tentar interpretar o significado de uma direção em termos apenas dela mesma, pois duas pessoas não reagem da mesma maneira às influências da vida. Muitas vezes vemos que a direção que coincide com dificuldade e adversidade em um caso (a fase sombria do aspecto) marca um momento de oportunidade e ganho em outro caso.

É visto, portanto, que não pode ser julgado como uma influência independente, separada e distinta do restante do mapa astral. Uma direção deve ser analisada em relação a outros fatores. Daí o ditado de que uma progressão deve ser analisada em termos do mapa radical.

Em outras palavras, a pergunta permanece: “Como esse tipo de pessoa reagirá ao aspecto progressivo?” A pessoa receberá influências planetárias e responderá as mesmas de acordo com sua composição mental, emocional e física, e ninguém tocará a música da vida da mesma maneira. Por exemplo, vamos considerar Urano, que é tão generoso e com surpresas, algumas agradáveis e outras não.

O estudante aprende que Urano significa eventos repentinos e inesperados, mudanças radicais e reversão da direção. Urano é o planeta do progresso, mas suas ofertas podem ser recebidas com alegria ou miséria, dependendo de nossa própria atitude.

Urano, o “grande despertador”, às vezes, desempenha o papel de um explosivo em nossas vidas, e a devastação causada está em proporção com a tenacidade com que nos apegamos às coisas materiais. Firmeza, rigidez e inércia são as rochas saturnianas que Urano pulveriza. Medo, intolerância e estupidez são as montanhas de obstrução que Urano, com suas forças tremendas, desintegra. É claro que as características expostas acima, não representam o quadro ideal de Saturno.

Saturno em sua essência é uma bênção e constitui um refúgio quando Netuno e Urano estão exercendo suas influências. Em algum momento, em algum lugar, no entanto, todo Espírito deve experimentar, em alguma medida, as forças libertadoras de Urano, mas recorrendo à disciplina de Saturno. Assim, a base de Saturno, ainda melhor em uma vida futura na Terra. O que Urano realiza para aquele que trocou a fé sublime de Netuno pela dúvida sombria de Saturno? A troca do olhar confiante e esperançoso pela visão regressiva que enrijece.

Netuno, elástico e fluídico, tem mais afinidade com Urano do que com Saturno. Assim, a base e a Sabedoria de Saturno não deve ser ignorada, porém a fé de Netuno deve ser o redentor para o aspecto sombrio de Saturno. Lembre-se: Saturno simboliza o passado; Urano, o presente; Netuno, o futuro. Quando Urano chama, é melhor olhar para o futuro do que para o passado.

S.D.

(Traduzido da Revista Rays From the Rose Cross, novembro e dezembro de 2004).

Compartilhe e ajude a chegar mais longe

Facebook
Telegram
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Search

Materiais de apoio