Sobre a Fraternidade Rosacruz

A Fraternidade Rosacruz

Somos uma Associação Internacional de Cristãos Místicos dedicada a pregar o Evangelho e a curar os enfermos. Fundada em 1909 por Max Heindel, a Fraternidade Rosacruz tem sua Sede mundial localizada em Oceanside (California-USA), conhecida como THE ROSICRUCIAN FELLOWSHIP. Em São Paulo – SP, localiza-se a Sede Central do Brasil, fundada em 1955, constitui um dos centros autorizados pela Sede mundial a ministrar e difundir os conhecimentos legados por Max Heindel.

A Ordem Rosacruz e a Fraternidade Rosacruz: finalidades

Nos últimos séculos, desde o advento da ciência moderna, uma humanidade mais intelectual vem povoando a Terra. “A cabeça venceu completamente o coração”, o materialismo vem dominando todo o impulso espiritual e a maioria das pessoas que pensam, não creem em nada que não possam tocar, provar ou manejar. De fato, aqueles que se devotam ao método científico moderno subjugam, com mão de ferro, a Religião. Tal condições é altamente desastrosa pois o materialismo e o agnosticismo poderão sufocar até mesmo a Esperança, o último dom deixado pelos deuses na Caixa de Pandora. 

Sabemos que os acontecimentos futuros projetam antecipadamente suas sombras. Quando os Grandes Guias da humanidade diagnosticaram a tendência para o ultramaterialismo, que agora se alastra por todo o mundo ocidental, tomaram medidas para enfrentá-lo e transmutá-lo. Não desejaram destruir a Ciência florescente, conforme esta última vinha sufocando a Religião, pois divisavam o resultado final que será o bem, quando uma Ciência avançada tornar-se-á novamente colaboradora da Religião. No entanto, uma Religião espiritual não pode unir-se com uma Ciência materialista, assim como o azeite não pode misturar-se com a água. Portanto, direcionamentos foram dados para espiritualizar a Ciência e tornar científica a Religião.

No século XIII um elevado instrutor espiritual, usando o simbólico nome Christian Rosenkreuz – Cristão Rosacruz -, apareceu na Europa para iniciar esse trabalho. Fundou a misteriosa Ordem dos Rosacruzes objetivando lançar uma luz oculta sobre a mal-entendida Religião Cristã, e para explicar o mistério da Vida e do Ser do ponto de vista científico, em harmonia com a Religião.

Muitos séculos decorreram desde o seu nascimento como Christian Rosenkreuz, o Fundador da Escola de Mistérios Rosacruzes, cuja existência é por muitos considerada um mito. Todavia, seu nascimento como Christian Rosenkreuz marcou o princípio de uma nova era na vida espiritual do mundo ocidental. Esse Ego excepcional tem estado, desde então, em contínuas existências físicas, num ou noutro dos países europeus. Toda vez que seus sucessivos veículos perdem sua utilidade, ou as circunstâncias tornam necessária uma mudança de campo em suas atividades toma um novo corpo. Trabalhou com os alquimistas séculos antes do advento da ciência moderna. Foi ele que, por um intermediário, inspirou inúmeros cientistas e artistas, principalmente durante a modernidade. Por exemplo, nos trabalhos do imortal Goethe e nas obras primas de Wagner encontramos a mesma influência. Todos os espíritos intrépidos, que se recusam subordinar-se a qualquer ciência ou religião ortodoxa, que fogem das escravidões e procuram penetrar nos domínios espirituais sem pretensões de glória ou de vaidade, tiram sua inspiração da mesma fonte, como fez e faz o grande espírito que animou Christian Rosenkreuz. Seu próprio nome é a corporificação da maneira e dos meios pelos quais o homem atual é transformado em Divino Super-homem. Esse símbolo, Christian Rosen Kreuz” (O) Cristão Rosa Cruz mostra o fim e o objetivo da evolução humana, o caminho a ser percorrido e os meios pelos quais alcançará essa meta. A cruz branca, os galhos verdes da planta que a entrelaçam, os espinhos e as rosas vermelho-sangue, ocultam a solução do Mistério do Mundo: a evolução passada do Homem, sua constituição presente, e especialmente o segredo do seu futuro desenvolvimento.

Ordem dos Rosacruzes não é meramente uma sociedade secreta: é uma das Escolas de Mistérios. Os Irmãos são Hierofantes dos Mistérios Menores, guardiões dos Sagrados Ensinamentos. Constituem um poder espiritual muito mais potente na vida do Mundo Ocidental do que qualquer governo visível, se bem que não interferem com a humanidade a ponto de privá-la de seu livre arbítrio.

Como as demais Ordens de Mistérios, a Ordem dos Rosacruzes é formada segundo linhas cósmicas: se, com esferas do mesmo tamanho, procurarmos saber quantas são necessárias para cobrir e ocultar da vista uma delas, veremos que são necessárias 12 para cobrir uma décima-terceira. A última divisão da matéria física, o átomo verdadeiro que seencontra no espaço interplanetário, está agrupado assim: doze em torno de um. Os doze signos do Zodíaco que envolvem nosso sistema solar; os doze semitons da escala musical que contém a oitava; os doze apóstolos que se agrupavam em torno de Cristo, etc., são outros tantos exemplos desse agrupamento de doze e um. Por tal razão a Ordem dos Rosacruzes é também composta de 12 Irmãos e mais um décimo-terceiro.

Reunidos em volta dos Irmãos da Rosacruz, como seus alunos, há certo número de “Irmãos Leigos”, pessoas que vivem em diversas partes do mundo ocidental e que são capazes de sair dos seus corpos conscientemente, comparecer aos serviços e participar da obra espiritual no Templo. Foram “iniciados” todos e cada um, no método de assim atuar, por um dos Irmãos Maiores, sendo que a maioria é capaz de recordar tudo o que lhe acontece.

Como participar da Fraternidade Rosacruz?

Com o objetivo de promulgar este ensinamento, foi organizada a Fraternidade Rosacruz. Qualquer pessoa, desde que não seja HIPNOTIZADOR profissional, MÉDIUM, VIDENTE, QUIROMANTE ou ASTRÓLOGO, pode inscrever-se como Estudante do Curso Preliminar, acessando o menu TORNAR-SE ESTUDANTE. Não há taxas ou outras obrigações. O dinheiro não pode comprar ensinamentos: o avanço depende do mérito.
A Fraternidade Rosacruz é uma Escola de Pensamento preparatória para a Iniciação. A Iniciação não é dada pela Fraternidade, apenas pela Ordem Rosacruz, que não está momentaneamente materializada no Mundo Físico. Assim, a Fraternidade Rosacruz constitui o elo com a Ordem Rosacruz. Os Estudantes da Fraternidade são compostos por mulheres e homens que buscam encontrar a Luz Espiritual por meio dos Ensinamentos Rosacruzes.

Imagens de Max Heindel, de Augusta Foss Heindel e da Sede Mundial em Oceanside – Califórnia USA.

Assine nossa newsletter

Conheça nossas séries de vídeos

Veja todos os nossos vídeos no YouTube.

Compartilhe e ajude a chegar mais longe!

Facebook
Telegram
WhatsApp
Email