Estudos sobre o Signo de Escorpião
Neste ano, 2024, o Sol ingressa em Escorpião no dia 22 de outubro e permanece até 20 de novembro, igualmente o dia 2 de janeiro é dedicado à Hierarquia de Escorpião, denominados Senhores da Forma. O padrão cósmico que esta Hierarquia trabalha para a Terra é a transmutação da matéria em espírito. Por meio deste processo se sublimam as essências da mente e do corpo.
REGENTES: Plutão, geralmente aceito como Regente, ou co-Regente com Marte, do Signo de Escorpião, governa os órgãos excretores, aqui vemos o papel de Plutão como regenerador e transformador, pois toda matéria excretora, quando enterrada na terra, é transformada, regenerada ou redimida. Por conseguinte, Marte é visto no horóscopo como o centro a partir do qual nós lutamos pela autopreservação – em todos os planos. Ele representa o grau de nossa ânsia de viver, de nossa determinação para prosseguir, vivem animados por um desejo ardente de conquistar o mundo.
CASA CORRESPONDENTE: A Oitava Casa mostra aquilo que recebemos do outro como legado, as transformações, o sexo e como lidamos com a impermanência. É o ângulo de incidência através do qual atuam as forças que se relacionam com a morte. O princípio da oitava Casa é a regeneração; a transição que costumamos chamar de morte é, na realidade, uma expressão do Princípio de Regeneração em larga escala que, por sua vez, é a essência da espiral, para frente e para cima, de qualquer expressão da Vida.
NATUREZA: Os nativos de Escorpião são de uma natureza determinada, entretanto como um Signo Fixo e de Água, Escorpião pode ser comparado ao gelo, comprimido e imóvel. Como um significador emocional, ele representa o sentimento em sua forma mais intensa. É a fonte de desejo-força da qual toda a Humanidade deriva seu pabulum emocional, a ser transmutado por meio do amor pela regeneração da Vida. Dessa fonte, todas as coisas vivas derivam sua expressão e perpetuação criativa.
QUALIDADES: Possuem excelentes capacidades para construir e dirigir, com uma imaginação forte e vívida, mente clara, aguda e penetrante, e também um magnetismo pessoal que os torna muito atraentes. A personalidade de Escorpião não se submete a imposições e nunca recua diante do perigo.
FISIOLOGIA: O centro físico associado a Escorpião é o sistema generativo. No aspirante sincero este se torna o centro da transmutação. Como se disse antes, existe uma estreita correlação entre Judas (a personalidade) e João (o espírito). Judas deve morrer para que João reine supremo. Também existe conexão entre o coração (Leão) e o sistema generativo (Escorpião). No momento em que domina a personalidade, o primeiro fica sob controle do segundo. Quando a personalidade há sido exaltada na individualidade espiritualizada então rege o coração. No corpo do homem Cristificado a paixão humana foi transmutada no amor divino.
APÓSTOLO ASSOCIADO: João, o Amado, é o Discípulo correlacionado com Escorpião. A transmutação foi a nota chave de sua vida. Progrediu tão longe na divina ciência da transmutação da matéria em espírito que nunca conheceu a morte.
A meditação para o mês solar de Escorpião e para 2 de Janeiro “Benditos os puros de coração: porque eles verão a Deus” Mat. 5:8. Esta é a semente bíblica para meditar em 2 de Janeiro e durante o mês solar de Novembro. Se urge ao aspirante para que se concentre no profundo significado do segundo dia de cada ano novo e enquanto Escorpião flui sobre a Terra.
Bons estudos e que as Rosas Floresçam em Vossa Cruz!