Search
Close this search box.

Descida da Vida de Cristo a partir de Setembro

 

Estamos agora no Equinócio de Setembro, onde o Sol físico está deixando o hemisfério norte depois de ter fornecido as necessidades de vida para o próximo ano; e a maré espiritual que carrega na crista da sua onda a vida que encontrará expressão física no próximo ano está agora a caminho da nossa Terra. A metade do ano diante de nós é a parte sagrada do ano. Desde a festa da Imaculada Concepção até o Nascimento Místico do Natal (enquanto essa onda está descendo para a Terra e desde então até a Páscoa (enquanto está se dirigindo para fora da Terra), uma canção vibra de forma rítmica e harmoniosa – inadequadamente descrita na lenda do Nascimento Místico como “hosana”, cantada por um coro de Anjos – preenche a atmosfera planetária e atua sobre todos como um impulso à aspiração espiritual – não sobre todos na mesma medida, é claro, mas de acordo com o caráter geral.

Alguns não sentem essa onda espiritual por causa da sua depravação, mas ela funciona dentro, sobre e com eles da mesma forma, e com o tempo eles responderão. Outros estão tão absortos em fazer compras e vendas, em se casar, com assuntos envolvendo os seus prazeres, as suas paixões e as suas ambições que não têm consciência dessa onda espiritual, salvo quando ela atinge a sua máxima força, isto é, no Natal, e então se expressa apenas como um espírito de elevada sociabilidade e generosidade – afinal, essas pessoas que não sentem essa onda espiritual gostam de festas e de dar presentes. Uma classe de pessoas mais avançada a onda de santidade desde o início da sua descida e percebe o importante efeito da sua harmonia e do seu ritmo favorecendo os esforços na direção do crescimento da alma. Essa classe mais avançada se beneficia muito, fazendo os maiores esforços durante o Equinócio de Setembro, todo o restante do mês de setembro, outubro, novembro e meados de dezembro até o Equinócio de Março. É como nadar a favor da maré.

Por esta razão, dedico essa Carta aos Estudantes para chamar sua atenção a esse fenômeno que se repete anualmente. Esteja você consciente disso ou não, as poderosas vibrações espirituais da onda vivificante de Cristo permanecem na atmosfera da Terra durante meados de dezembro, do mês de janeiro, fevereiro até meados de março, e podem ser utilizadas por você com uma vantagem muito maior, se você souber disso e redobrar seus esforços do que se você não tivesse conhecimento do fato.

Façamos, portanto, cada um de nós um inventário dos pecados específicos que mais facilmente nos assola, pois agora começa o período mais favorável do ano para erradicá-los. Façamos, também, um inventário das virtudes que nos faltam e que sentimos mais necessidades de cultivá-las, pois esse é o momento de fazer esse trabalho com mais eficiência. Por meio de um trabalho cuidadoso e sistemático nesses meses sagrados (durante meados de dezembro, do mês de janeiro, fevereiro até meados de março), poderemos fazer grandes progressos nos nossos esforços para realizar as nossas aspirações espirituais.

Tendo decidido quanto ao trabalho pessoal, olhemos à nossa volta para ver quem em nosso círculo de relacionamentos parece estar buscando a iluminação espiritual e quem, provavelmente, está interessado em conhecer nossos Ensinamentos Rosacruzes. Isso requer discernimento, pois não temos o direito de impor nossas ideias a quem não as quer ouvir, do mesmo modo que não podemos ficar tocando um tambor em suas casas durante uma ou duas horas por dia. Se percebermos que as pessoas do nosso círculo de relacionamentos não aceitam bem o que temos a dizer, é melhor deixá-los; mas, há muitos que podem ser despertados com a vibração espiritual de Cristo nesses meses, vibrações que não seriam obtidas nos outros meses do ano. Portanto, confio que poderemos utilizar os próximos meses de uma forma que nos beneficiará grandemente do ponto de vista espiritual.

Outubro de 1916.

(Carta nº 71 do Livro “Cartas aos Estudantes” – de Max Heindel – Fraternidade Rosacruz)

Compartilhe e ajude a chegar mais longe

Facebook
Telegram
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Search

Materiais de apoio