Estudos sobre o Signo de Câncer

O dia 29 de dezembro e o mês solar de julho estão dedicados à Hierarquia de Câncer.

REGENTE: Lua. Astro da fecundação e dos assuntos femininos. Tem regência sobre o estômago, útero, ovários, sistema nervoso simpático, o fluido sinovial e os movimentos peristálticos. Em tempos remotos, Câncer era representado por um escaravelho, que simboliza a esfera da Alma, a porta de entrada da vida no Zodíaco. Câncer marca o ponto de maior ascensão do Sol no Hemisfério Norte, e nessa época observamos que o crescimento das plantas, frutos e flores e a abundância de vida são mais proeminentes.

Por ser o Signo do Solstício de junho, adentramos em um período em que podemos concentrar nossa atenção no mundo da matéria, aproveitando ao máximo as lições que só poderiam ser aprendidas aqui, na Região Química do Mundo Físico. 

CASA CORRESPONDENTE: Casa 4, chamado o “Fundo do Céu”, é uma das casas ocultas (assim como a 8 e a 12) caracteriza o lar, o ambiente doméstico, a mãe, as nossas raízes emocionais e genéticas, a pátria, a senilidade e as condições da última parte da vida. Casas, terrenos, minas e tudo o que pertencem à terra.

NATUREZA: Signo  Cardeal e do elemento Água, suas atividades são movidas dentro do espectro emocional, psíquico e espiritual. Pessoas regidas sob os raios lunares são de natureza irrequieta, sonhadora, compassiva e afável. São cuidadosos, leais e protetores, sua grande sensibilidade os fazem empáticos, porém se magoam facilmente e são mais difíceis para esquecer uma ofensa, podendo remoer situações do passado pela vida inteira. Se isso acontecer, precisará transmutar todo o remorso no próximo Signo de Água, Escorpião.

Sensibilidade e tenacidade são outras qualidades desses nativos e, assim como o caranguejo, tem o coração delicado por baixo de uma dura carapaça. O medo de se revelar muitas vezes o faz parecer tímido e retraído, no entanto, é capaz de uma enorme valentia e fazer um completo autossacrifício quando o assunto se trata de amor pela família e amigos, parentes ou pela humanidade em geral. O nativo elevado de Câncer considera que todos são seus filhos, membros de uma verdadeira Família Universal, e já aprendeu a maravilhosa lição de dar Amor e servir desinteressadamente: o princípio do materno ideal.

A principal tarefa é usar a força da Imaginação construtivamente, transformando no ideal transcendental que deve ser alcançado por toda a humanidade. Atualmente, nossas Mentes se subdividem em dois grupos: consciência objetiva e subjetiva, e a maioria da humanidade se expressa e se desenvolve pelas vias racionais, raramente pela intuição. O próximo passo será trabalhar com a Mente de modo a refinar a Intuição, que chega ao coração diretamente do Mundo do Espírito de Vida.

APÓSTOLO ASSOCIADO: Natanael. É o místico em que não existe engano. Sonhador por natureza, “um israelita em que não há dolo”, foram as palavras usadas que o Mestre usou para descrevê-lo. Antes da vida do Cristo, o Plexo Celíaco ou “sol do estômago” era muito importante no desenvolvimento durante o processo de Iniciação. Na Nova Era, o Plexo Solar será dirigido novamente pelo Espírito, e o Sistema Nervoso Simpático se transformará na nova coluna feminina do Corpo-templo Humano.

O pensamento-núcleo bíblico de meditação é: “… se caminhamos na luz como ele está na luz, estamos em comunhão uns com os outros” (1Jo 1:7). 

Estudantes que, com muita fé, meditarem sobre os significados ocultos dessa passagem, enquanto os ritmos vibratórios de Câncer atravessam nossa esfera, serão recompensados com o conhecimento sobre a Fraternidade.

Bons estudos e que as Rosas Floresçam em Vossa Cruz!

Compartilhe e ajude a chegar mais longe

Facebook
Telegram
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *